Paraquedismo: Cursos de Formação.

A definição do esporte chamado paraquedismo você encontra em qualquer lugar na internet, isso inclui também a forma de ingressar nesse esporte radical! Ou seja, basta pesquisar no Google, encontrar as escolas, as áreas de saltos e agendar um salto duplo.

O salto duplo é a primeira experiência com a queda livre no paraquedismo a 12.000 pés e se você curtir muito vai querer saltar sozinho. É ai que começa a maioria das histórias no paraquedismo.

Temos dois tipos de cursos de formação de paraquedismo no Brasil: o ASL (Accelerated Static Line) e o AFF (Accelerated Free Fall). O ASL é um curso em moldes antigos, ou seja, você não tem queda livre e seu paraquedas é acionado através de fita fixa na aeronave. O mais moderno e seguro é o AFF que começa com a teoria, normas de segurança e tem duração de 8 horas (um dia todo praticamente) e é nesta fase que o iniciante recebe informações detalhadas sobre o equipamento, saída do avião, posição do corpo durante a queda livre, abertura do paraquedas, navegação com o paraquedas aberto, pouso, procedimentos de emergência e todas as informações necessárias para que ele realize o primeiro salto de paraquedas.

Após o aluno ter sido aprovado na teoria, o curso passa para a parte prática. Esta etapa é formada por um conjunto de 8 saltos, todos a 12.000 pés, com queda livre de aproximadamente 50 segundos, sendo que nos 3 primeiros saltos o aluno sairá acompanhado por 2 instrutores, que durante toda a queda livre passarão instruções para aperfeiçoar os movimentos. A partir do 4º salto o aluno saltará apenas com um instrutor que irá avaliar o seu desempenho.

Em todos os saltos, após a abertura do paraquedas, um instrutor de solo passa orientações de vôo para o aluno através de um rádio.

O curso de paraquedismo faz uso de técnicas de instruções modernas, eficientes e equipamentos que dispõem de todos os dispositivos de segurança recomendados e de última geração.

Percebemos uma deficiência hoje em dia no esporte, que se dá depois da formação deste atleta, isto é, o mesmo fica perdido, pois muitas escolas deixam de orientar seus recém formados e com isso os iniciantes acabam fazendo saltos sem objetivos.

O que queremos dizer é que depois de formado, o atleta pode seguir várias modalidades, mas antes tem que fazer alguns saltos, se familiarizar com seu equipamento e fazer transição de velame, pois até o 12 º salto ele esta usando equipamento de estudante. Essa transição, ou seja, mudança de velame pode variar dependendo do desempenho do atleta.

Quando o aluno chega a marca de 25 saltos ele se torna um atleta categoria A e é nesse momento que ele poderá iniciar o BBF (Basic Body Flight), um curso criado pela Skydive University para aprender a voar o básico do seu corpo em queda livre na posição de frente ao solo.

Quando o atleta se sentir confortável, ou seja, bem em relação ao seu equipamento e tempo de resposta do seu corpo em relação ao vento, ele pode dar inicio aos cursos de pilotagem de velame, pouso de alta performance, FQL, TRV, Freefly, Freestyle, Wingsuite e Skysurf que são as modalidades dentro do paraquedismo.

Hoje o CNP (Centro Nacional de Paraquedismo) conta com instrutores para todas essas modalidades.

Classificação dos atletas por número de saltos:

  • Categoria A – 25 saltos
  • Categoria B – 60 saltos
  • Categoria C – 150 saltos
  • Categoria D – > 400 saltos

Para mais informações sobre formação e cursos de especialização no paraquedismo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Licença Creative Commons
O conteúdo desta página possui uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações - 4.0 - Internacional.
Você está autorizado a compartilhar o conteúdo desta página desde que informe os créditos da Queda Livre Escola de Paraquedismo e disponibilize link para o conteúdo original. Você não está autorizado a fazer nenhum tipo de alteração sem autorização prévia da Queda Livre Escola de Paraquedismo.

Curta nosso Facebook

Mais Procurados:

Escola de Paraquedismo em Boituva

ESCOLA DE PARAQUEDISMO EM BOITUVA
A Escola Queda Livre Paraquedismo foi fundada em 1997 pelo BASE Jumper e paraquedista profissional...
 

Salto de Paraquedas em Boituva

SALTO DE PARAQUEDAS EM BOITUVA
Curta esta emocionante aventura com total segurança e muita adrenalina...
 

Curso de Paraquedismo em Boituva

CURSOS DE PARAQUEDISMO EM BOITUVA
Aprenda a voar com paraquedistas profissionais e salte sozinho em qualquer área de salto do Brasil...
 

Paraquedismo em Boituva

PARAQUEDISMO EM BOITUVA
Salte de paraquedas na maior área de salto da América Latina e aproveite a melhor infraestrutura...

Atendimento ao Cliente

Queda Livre Paraquedismo

 
QUEDA LIVRE PARAQUEDISMO
Fixos: (15) 3263-3567 das 9h às 20h e (15) 3263-4861 das 20h às 23h
Vivo: (11) 96403-6300 / Tim: (11) 94852-3937
Claro: (11) 99177-9266 / Oi: (11) 96287-2609
WhatsApp: (11) 96403-6300
 
 

ENVIE UMA MENSAGEM

S5 Box